O grande cineasta Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira, dia 13 de setembro. Mas a grandiosidade de suas obras e legado continuam vivíssimos. Conheça um pouco mais sobre alguns dos filmes considerados ícones de seu trabalho.
02 - Uma Mulher é uma Mulher, de 1961: É o primeiro filme em cores do diretor. Nesse musical, de inspiração em um longa-metragem norte-americano da década de 1930, vemos a difícil situação de um casal, na qual um não deseja ter filhos enquanto o outro sonha engravidar.
03 - Viver a Vida, de 1962: Esse drama é protagonizado por Anna Karina, estrela de cinema que foi casada com o diretor nos anos 1960. Aqui, acompanhamos uma jovem mulher desiludida que abandona seu filho e marido e parte em busca de seu sonho: ser uma atriz de sucesso.
04 - O Desprezo, de 1963: Protagonizado por Brigitte Bardot, o drama foi inspirado na novela homônima do autor italiano Alberto Moravia. Ao ser contratado para trabalhar como roteirista, um casal se muda para Roma, porém se distanciam.
05 - Banda à Parte, de 1964: Com elementos presentes no Cinema Noir, esse longa que mistura drama e comédia foi baseado no romance Foo'ls Gold (1958), de Dolores Hitchens.
06 - Alphaville, de 1965: É um filme distópico de ficção científica com características originais. O longa foi filmado nas ruas de Paris, sem adereços especiais, a trama se passa no futuro.
08 - Masculino, Feminino, de 1966: Esse longa é baseado em duas obras do escritor francês Guy de Maupassant. O drama é considerado um retrato de Paris na década de 1960. O filme foi exibido durante as agitações sociais que antecederam o movimento estudantil de maio de 1968.
09 - Duas ou Três Coisas que eu Sei Dela, de 1967: Vemos uma Paris e o povo francês em uma época em que estão sendo tomados pelo crescente consumismo. Acompanhamos uma dona de casa se prostituindo para ajudar a pagar as contas.
11 - Adeus à Linguagem, de 2014: Nesse filme, acompanhamos o drama de uma mulher casada que vive um romance proibido com outro homem. Adeus à Linguagem é um filme experimental em formato 3D.
12 - Imagem e Palavra, de 2018: Essa obra se debruça sobre os eventos eventos históricos mais marcantes dos últimos séculos ao mesmo tempo em que pensa o próprio papel da arte cinematográfica. É uma colagem de cenas de filmes, vídeos, quadros e musicais.
E você, conhece a obra de Godard? Qual filme do cineasta você já assistiu? Deixe seu comentário e siga nossas redes!
Nenhum comentário: