Muitos já escutaram por aí e outros nem ouviram falar, mas o Noir Nórdico ganha cada vez mais espaço entre o público. Com narrativas ricas, tramas bem estruturadas e repletas de elementos surpresa, histórias de mistério sempre fascinaram leitores e espectadores de todo o mundo. Assim, o Noir Nórdico é um gênero literário de romance policial escrito geralmente do ponto de vista do investigador - detetive/jornalista. A trama é clara e objetiva, evitando o uso de metáforas. Outra característica é que, geralmente tem-se uma protagonista feminina.
Diferente das produções hollywoodianas, as ambientações nórdicas são compostas por paisagens gélidas e acinzentadas, com um clima tranquilo, pesado e moralmente complexo. Tal aclimatação ressalta a tensão existente entre a aparente calma da sociedade escandinava e os assassinatos, estupros, misoginia e racismo velados. Esse é o cenário perfeito para tramas sombrias, sangrentas e brutais.
Com tais premissas, a popularidade do gênero se estendeu para filmes e séries e as produções nórdicas conquistam cada vez mais fãs, se tornado um fenômeno nos últimos anos. O boom dos thrillers escandinavos, também é conhecido como "nordic noir" ou "scandi crime".
De olho na Geografia: A Escandinávia é uma região geográfica e histórica, localizada na Europa Setentrional que abrange a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Num aspecto mais amplo, tal termo também pode englobar a Finlândia e a Islândia, e até mesmo as Ilhas Faroé, as Ilhas Aland e a Groenlândia.
E você, já assistiu alguma produção nórdica? Comenta com a gente. Siga nossas redes!
Noir Nórdico - Afinal, o que é?
Reviewed by Toca da Série
on
outubro 26, 2023
Rating:
Nenhum comentário: