As Melhores Ofertas em Smart TV você encontra na aqui, confira!

Planeta dos Abutres - Série que você não Conhece, mas Precisa Ver!

Muitas são as produções que nos levam a explorar outros mundos, porém poucas conseguem fazê-lo de forma tão incrível e criativa, como é o caso da animação Planeta dos Abutres. Infelizmente, é uma produção que tem sido pouco comentada, mas que vale a pena conferir. 

O planeta retratado na animação é completamente diferente do nosso e do que estamos acostumados a ver nas diversas construções de mundos em outras produções de ficção científica, que acabam retratando algo muito semelhante ao que estamos habituados.  Se você curte essa temática, essa animação é pra você!

Scavengers Rein, título original, é uma série animada de ficção científica criada por Joseph Bennett e Charles Huettner. Baseada no curta Scavengers, de 2019, lançado no Adult Swim, na qual dois astronautas em um planeta desconhecido aprendiam a usar seus recursos naturais, fauna e flora, de forma muito engenhosa visando sua sobrevivência. O curta de 8 minutos, criado e produzido pela dupla, chamou muito a atenção dos entusiastas de ficção científica e acabou evoluindo para uma série animada com 12 episódios e produzida pela HBO Max. O streaming passava por um processo de mudanças, ocorrendo inúmeros cancelamentos nesse período, mas de algum modo, a produção sobreviveu a tais modificações.

Sinopse: A trama se passa no planeta Vesta, no qual acompanhamos a tripulação sobrevivente do cargueiro espacial Demeter, que após ser danificada acaba por deixar seus sobreviventes presos em um belo, estranho e implacável planeta. Aprisionados, eles precisam se adaptar, aprender as novas regras e funcionamento do novo ambiente, enquanto se preocupam com as ameaças alienígenas que surgem de várias formas e a todo o momento.


Personagens: Acompanhamos a narrativa através de três núcleos de personagens, que foram separados pelo acidente. Ursula e Sam, buscam uma maneira de trazer a nave ao planeta e assim poderem retornar ao espaço. Neles vemos tanto o fascínio pelo desconhecido, quanto os temores do novo ambiente. Ambos sabem bastante sobre o ecossistema do planeta e sabem usar vários seres como "ferramentas" a seu favor, o que não os poupa de serem surpreendidos a cada passo, a cada avanço rumo ao objetivo.

Outro núcleo interessante é o da Azi e da robô Levi, que demonstra o quanto temos a capacidade de humanizar até mesmo criações mecânicas ao estarmos em situação de isolamento. Também vemos a capacidade do ecossistema do planeta, através de uma forma de vida, em interagir e tomar o controle do sistema da Levi, a transformando em algo novo, diferente.

Já o terceiro núcleo, é o de Kamen, único personagem isolado no novo planeta, e que possui a jornada mais introspectiva da animação. Kamen é um homem tomado pela culpa, e a beira da loucura é constantemente assombrando por suas memórias mais pessoais. Após algum tempo, interage com uma curiosa criatura nativa que passa a manupulá-lo de forma muito intensa, tóxica.


Embora os personagens humanos sejam muito interessantes, a grande estrela da animação é o próprio planeta, que independente de novos visitantes, continua com seus ciclos e suas interações que são cheias de relações simbióticas. Tudo é muito conectado e parece ser parte de um organismo maior, e/ou até mesmo consciente. 

Aqui, o ecossistema é muito desenvolvido e está em constante evolução, sempre se adaptando. E, do mesmo modo em que os organismos influenciam os humanos, os humanos também influenciam as vidas existentes naquele planeta. Assim, os personagens devem aprender e se adaptar a ele para sobreviverem e não lutar contra ele.

A animação é bem contemplativa e introspectiva, sendo bem diferente de várias produções mais conhecidas. Dilemas, crises existenciais e horror corporal compõem a trama. A narrativa é bem enxuta e pouco é explicado, mas tudo é muito explícito em tela, o que não a deixa repetitiva e dá espaço para a imaginação do próprio espectador; além disso, os episódios são curtinhos. A série é belíssima e seus vários planos abertos ressaltam a grandiosidade do planeta em relação aos personagens humanos. Tudo isso nos instiga repensar nosso comportamento predatório e sem limites em relação a natureza e o eterno desejo humano de conquistar o desconhecido.

Planeta dos Abutres conta com 12 episódios e está disponível na HBO Max.

*Lembramos que a disponibilidade dos títulos pode variar e as plataformas de streaming podem adicionar ou remover conteúdos ao longo do tempo. 
E você, já assistiu essa animação? Comenta com a gente. Siga nossas redes!
Planeta dos Abutres - Série que você não Conhece, mas Precisa Ver! Planeta dos Abutres - Série que você não Conhece, mas Precisa Ver! Reviewed by Toca da Série on novembro 17, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

As Melhores Ofertas em Smart TV você encontra na aqui, confira!
Imagens de tema por fpm. Tecnologia do Blogger.